sábado, 13 de setembro de 2008

Todo fim é um novo começo

Dentre todas as lições que a vida nos ensina, começo a achar que uma das mais importantes é aprender a reconhecer quando uma etapa chega ao fim.

E chamamos isso de encerrar ciclos, fechar portas, partir para outra, virar a página. Não importa que nome você prefira, no fundo, isso sempre significa deixar para trás um passado, uma história, um capítulo de vida. Difícil ou não, é isso que nos liberta para a chegada do novo.

Posso passar o resto dos meus dias tentando entender as razões pelas quais as coisas acabam, terminam ou posso reconhecer que não se pode estar no passado e no futuro ao mesmo tempo e que para dar lugar ao novo eu preciso deixar o velho. Pode parecer obvio, mas nem sempre é fácil.

Certezas ninguém tem, mas ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. No entanto, não fiz nem um fio de cabelo meu de modo que no fundo não sou dona de nada e assim, não posso temer pelas minhas escolhas.

E, se conselho serve para alguma coisa... acho que é por isso que é essencial mudar de casa, de roupa, de direção, doar roupas, livros e brinquedos, o novo precisa de espaço para poder entrar, as vezes é importante até se livrar de recordações e lembranças antigas, até no nosso coração existem espaços ocupados por aquilo que já não nos importa mais.

Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão