segunda-feira, 26 de maio de 2008

Arruda e Vela Amarela

- Eu te odeio, quero que você morra!!

Bem, “eu te amo” não diz tudo em uma relação de amor, mas “eu te odeio” também não diz quase nada em uma discussão acalorada. O fato é que as palavras são muito mais influenciáveis pelo momento em que são ditas do que deveriam.

Como dói não é? As vezes é preferível levar um bom tapa na cara do que agüentar o corte perfurante de palavras soltas que geralmente machucam justamente pelo que guardamos de mais valioso, quando atingem o bem que com mais carinho é guarnecido.

Pode ser o amor duvidado, a fidelidade questionada, a confiança na berlinda, lembranças esquecidas, dívidas enterradas, sonhos desacreditados, histórias rasgadas. Cada um sabe onde dói mais o calo, literalmente pisado.

Faz parte. Inevitavelmente, as pessoas que você ama ou que amam você irão te magoar algum dia. Pode até ser. Mas isso não faz as coisas serem mais fáceis, nem ao menos faz elas parecerem mais fáceis.

Esse discurso de forma nenhuma tem a pretensão de ser uma solicitação oficiosa de que você, que disse o que não devia, peça desculpas. De forma alguma, não sou juiza, nem conselheira, nem inquisitora, nem santa, nem vítima.

Mas acho que vale sim, abrir o assunto. Quanto vale uma pisada de bola dada com um amigo? Quanto valeu o desabafo inoportuno? Em qual momento tudo aquilo deixou de ser uma discussão, tão somente? Qual o bem tão meu, foi atingido em uma frase infeliz? Quantas vezes um conflito tomou proporções maiores do que deveria? Compensou?

Pois bem, colega, como já disse em outra oportunidade, isso é só um monte de frases gramaticalmente alinhadas e premeditadas e que no fundo, não resolve muita coisa, mas falar, exorciza alguns pesares e alivia certas dores.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Algumas coisas que a gente leva anos para aprender e outras tantas que nunca aprenderemos

(Estou aceitando sugestões para aumentar a lista)

1. O mal do século, realmente, é a solidão.

2. Nem todos as pessoas de cabelo branco merecem respeito. Alguns canalhas que prendem a própria filha em cativeiro como escrava sexual por 24 anos, também envelhecem.

3. Se alguém é muito bom para resolver qualquer problema, mas não sabe como gastar seu tempo livre aos finais de semana, ele não é assim, tão bom.

4. A vida é muito fácil e qualquer coisa consegue se tornar difícil rapidinho, o que difere é a forma como vemos o mundo.

5. Nem todas as nossas certezas são universais e eternas.

6. Coincidências existem.

7. A força que move o mundo é a especulação, as pessoas cuidam mais da vida dos outros do que da sua própria.

8. “Eu te Amo”, realmente, não diz tudo.

9. As circunstâncias é que determinam o resultado de qualquer coisa que você faça.

10. Não existe remédio para culpa e para o tempo perdido.

11. Os encontros e os laços que temos e fazemos na vida é o que importam verdadeira e, essencialmente.

12. Não fomos salvos por Deus, pelos psicanalistas e nem pela esquerda. Geralmente quando algo dá certo é por mérito próprio.

13. Einstein dizia que duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Eu continuo em dúvida sobre o Universo.

14. Existem coisas que nem todo o tempo do mundo apaga.

15. Construímos nosso destino mais na forma como fazemos nossas escolhas do que imaginamos.

16. Heróis e heroínas existem. Ao longo da história muitos homens e mulheres mudaram o mundo, descobriram curas, morreram por suas causas ou até por causas alheias, desacorrentaram nações e fizeram um país inteiro sonhar.

17. A vida vale a pena quando temos alguém pelo qual, sem ela, não valeria a pena viver.

18. Nossos pais tinham razão sobre quase tudo.

19.Não devemos nos levar tão a sério.

20.Que ou você controla seus atos, ou eles, inevitavelmente, o controlarão.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

...

Isso nao é meu, seria muita pretensão tentar chegar perto...


"Se procurar bem, você acaba encontrando.
Não a explicação (duvidosa) da vida,
Mas a poesia (inexplicável) da vida."

Isso é Drummond, meu amigo...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Do quase ao tudo

Sou quase cansada, um pouco por conseqüências, um pouco por excessos.
Sou quase nostálgica, um pouco pelo fim, um pouco por saudade.
Sou quase abusada, um pouco por instinto, um pouco por medo.
Sou quase solitária, um pouco porque quero, um pouco por acaso.
Sou quase preto e branco, um pouco pela beleza, um pouco por simplicidade.
Sou quase lúcida, um pouco por necessidade, um pouco por arte.
Sou quase constante, um pouco por sobriedade, um pouco por desatino.
Sou quase de passagem, um pouco por essência, um pouco por brincadeira.
Sou quase alecrim, um pouco pela calma, um pouco pela cor.
Sou quase de verdade, um pouco porque me disseram, um pouco porque acreditei.
Sou quase arco íris, um pouco pelo fosco, um pouco pelo infinito. Sou quase feliz, um pouco por mim, um pouco por tudo.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Mulheres pra nunca mais

Recentemente, dois amigos meus se separaram. Em comum, os dois tinham duas mulheres que não souberam valorizar seus homens. Sorte deles. Isso me fez pensar em todas as mulheres que eu conheço e do pouco que eu já vi e vivi, sei que há mulheres de todos os jeitos (as melhores e as piores).

Inteligentes, outras nem tanto, loiras, morenas, ricas, pobres, cultas, vazias, batalhadoras, insensíveis, de humanas e de exatas. Todas com suas belezas, feições, idades, poses, cheiros. Pois bem, mas isso é só uma questão de casca, o que importa mesmo são os detalhes que diferenciam aquelas pra “vida toda” e aquelas pra “nunca mais”.

Mulher pra vida toda é aquela companheira, linda por essência, convicta de que o cara sabe o que faz, é bom no que faz, não fica ligando cinco vezes por dia, que não resolve discutir a relação no meio de uma reunião de trabalho, que apóia incondicionalmente todas as decisões que o cara toma.

Mulher pra nunca mais é aquela que põe defeito em tudo, que reclama desde a hora que acorda, que tem que estar sempre azucrinando e falando da vida de alguém. É aquela que adora um “piti” por email, que tem ciúme e compete com a ex, com a sogra, cunhada, a amiga, com a secretária, com a prima...

Mulher pra nunca mais não tem profissão, se ocupam da atividade de encher o saco dos outros, é fútil, interesseira, não se importa com os outros e implica com os amigos do cara (sempre), se faz de vítima sempre que a verdade lhe é jogada. É passional, não apóia nenhuma mudança que o cara quer fazer, com medo que dê errado.

Mas, a mulher pra sempre, ajuda a escolher a roupa, dá uns toques no corte de cabelo, divide os problemas do trabalho no fim do dia, sonha com férias de final de ano, é amorosa com os animais, crianças e idosos. Incentiva a casa cheia, gosta dos amigos dele, acompanha no vinho, divide as contas e os sonhos.

Mulher pra nunca mais, debocha e ri do cara na frente de todo mundo, faz questão de deixar ele mais pra baixo ainda, diz que seus sonhos são uma besteira e que ele só fala bobagem.

Pra aqueles meus dois amigos, os mais novos solteiros do pedaço, bem, diz a máxima que atrás de um grande homem sempre tem uma grande mulher...

Hummm, discordo um pouco, acho que o homem, quando é grande, é grande até sozinho e que uma mulher pode ate ajudar, não sei. Sei que uma mulher quando é chata, na vida de um homem, atrapalha um monte, isso sim...